Autores Universidade

Bienal Alagoas homenageia filósofo István Mészáros

Bienal Alagoas homenageia filósofo István Mészáros

A 8ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas homenageou nesta sexta-feira (5) o filósofo húngaro István Mészáros, que faleceu no último domingo (1º). A mesa-redonda debateu sobre as contribuições do autor para o marxismo contemporâneo.

“Como todo revolucionário, Mészàros é um indivíduo universal. István se constitui como um dos maiores sucessores da obra de Marx”, afirmou o professor de Filosofia da Ufal, Arthur Bispo. Obras como Para além do capital, bastante citada no debate, são referência para os socialistas que lutam pela transformação da ordem capitalista. “István deixou lições para os revolucionários, para a classe trabalhadora e para a superação do sistema do capital”, reforçou.

O desafio, segundo o membro do Partido Comunista Brasileiro (PCB), Fabiano Duarte, é levar esses debates aos trabalhadores. “Precisamos voltar às bases, às assembleias. Esse grande intelectual e militante homenageado hoje olhava com certa atenção a esses processos”, disse.

“A perda de Mészáros reverbera entre seus admiradores pela sua constante generosidade ou pela intelectualidade, mas o que nos emociona é a possibilidade de reverberar, principalmente, entre os trabalhadores do mundo, para quem, enquanto vivo, dedicou seus últimos esforços. Mészáros, como tantos outros homens que contribuíram positivamente para a história da humanidade, mesmo com a finitude de sua vida, permanece presente, pois seus sonhos e objetivos são legados às gerações futuras que devem perseguir a superação do capital”, em trecho da nota emitida pelo Instituto Lukács, que leva o nome de outro filósofo húngaro, seguido de perto por István.

Estiveram presentes na homenagem o professor de Filosofia da Ufal, Sérgio Lessa; o diretor da Edufal, Osvaldo Maciel e a representante do Instituto Lukács, Edvânia Melo.

Letícia Sant’Ana – estudante de Jornalismo
 
Fotos: Renner Boldrino

IMG_0419

Faça seu comentário

*Nota: Seu e-mail será mantido em segredo e não será publicado