Universidade

Debate sobre psicopatologia lacaniana é mediado por vencedor do Prêmio Jabuti

Debate sobre psicopatologia lacaniana é mediado por vencedor do Prêmio Jabuti

A proposta de uma psicopatologia lacaniana foi tema de uma palestra ocorrida no Centro de Convenções, com o psiquiatra e professor Antônio Márcio Ribeiro Teixeira. O profissional discorreu sobre os assuntos abordados em seu livro, de mesmo nome, e contou que a ideia surgiu em função de uma carência na disponibilidade das obras sobre o assunto e de um esforço para teorizar sobre ele.

“Era urgente e necessário um livro sobre psicopatologia lacaniana que fosse destinado a oferecer aos alunos de graduação e pós-graduação, como também aos profissionais da área de saúde mental, uma ambientação teórica que nos permitisse captar o fenômeno mental além do plano descritivo”, afirma Antônio Teixeira.

A palestra, que teve mediação do professor e vencedor do Prêmio Jabuti 2016 na categoria Psicologia, Psicanálise Comportamento, Cleyton Andrade, também abordou o tema da psicanálise. Foi levantada a questão da multiplicidade de vias que permeiam o assunto e também a necessidade de se encontrar um elemento de união.

A graduanda em Psicologia, Ana Clara Chaves, fez questão de comparecer à Bienal para presenciar a palestra e conta que “foi muito enriquecedora”. Para a estudante, é importante pensar a psicopatologia para além do que é fornecido nos livros atuais. “Foi fundamental compreender como Antônio concebeu essa obra, entendendo o paciente como sujeito, e não como indivíduo”, destaca.

Visão parecida tem a também graduanda em Psicologia, Thianne Cardoso. “Essa nova concepção de psicopatologia, valoriza e trabalha com o dizer e o não-dizer do paciente”, pontua. A estudante acredita que, dessa forma, os vários estigmas que cercam o assunto serão diminuídos e os pacientes ganharão uma nova voz.

A palestra A proposta de uma psicopatologia lacaniana fez parte da programação da 8ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, que ocorreu entre os dias 29 de setembro e 8 de outubro, no Centro de Convenções, e reuniu eventos das mais variadas áreas do saber.

Jennifer Macieira, estudante de Jornalismo
Fotos – Thiago Prado

DSC_0036

Faça seu comentário

*Nota: Seu e-mail será mantido em segredo e não será publicado