Universidade

Escritor catarinense realiza oficina em Alagoas

Escritor catarinense realiza oficina em Alagoas

Poéticas da Prosa foi o tema da palestra e da oficina ministrada pelo poeta, editor e cronista catarinense Dennis Radünz na tarde deste domingo (8), na programação organizada pelo Sesc durante a 8ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas.

Radünz é um dos poetas de sua geração que tem se destacado pela produção. É autor dos livros de poemas Exeus (1998), Mercúrio (2001), Extraviário (2006) e de crônicas, como Cidades Marinhas – Solidões Moradas (2009), entre outros. Na noite deste domingo, estará lançando a obra de poemas Ossama – Último livro, em Maceió.

Na atividade ocorrida no Centro de Convenções, o escritor demonstrou, com exemplos baseados em textos da literatura brasileira e universal, como seus autores alcançaram o efeito poético, por meio de recursos diversos. Para ele, o segredo é trabalhar com poucos elementos, e explorá-los ao máximo.

A oficina usou da interação dos participantes e exercícios de interpretação de texto para passar as informações. “Na literatura contemporânea, não faz mais muito sentido a separação por gêneros”, disse.

Ele explicou, ainda, que contemporaneamente, a boa literatura se utiliza mais do recurso de mostrar a cena que se quer retratar do que propriamente de contá-la. “Meu objetivo aqui foi de mostrar procedimentos que os escritores podem usar para que desconstruamos o mito da inspiração”, concluiu Radünz.

Shirley Nascimento – jornalista

Foto – Pablo de Luca

Fotos Pablo de Luca (7) Fotos Pablo de Luca (6) Fotos Pablo de Luca (4)

Faça seu comentário

*Nota: Seu e-mail será mantido em segredo e não será publicado