Benefício População Universidade

Mostra Café com Agroecologia abre espaço para debates na Bienal do Livro

Mostra Café com Agroecologia abre espaço para debates na Bienal do Livro

A Universidade Federal de Alagoas continua promovendo atividades dentro da 8ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas. Na noite desta quarta-feira (4), ocorreu a primeira sessão da Mostra Café com Agroecologia que é resultado da TV Agroecologia, um dos muitos projetos desenvolvidos no Programa de Iniciação Artística (Proinart) da Ufal.

Coordenada pelo professor do curso de Agroecologia da Ufal, Rafael Navas, a Mostra segue o objetivo do projeto Café com Agroecologia, que é um momento para debater assuntos como os desafios da agroecologia, economia solidária, reforma agrária e tantos outros temas ligados à área.

Em cada sessão da mostra na Bienal, é exibido um vídeo produzido dentro do projeto TV Agroecologia e, em seguida, abre-se espaço para debate. “Os vídeos do projeto já estão na internet, mas o que enriquece é a gente fazer esse diálogo e a troca de experiências com os participantes da mostra”, esclareceu Rafael Navas.

A sessão desta quarta-feira começou com a explicação sobre o que é agroecologia. De acordo com o professor, é uma forma de pensar o desenvolvimento sustentável, que considere uma produção de alimentos com qualidade, sem contaminação, que respeite a biodiversidade, trabalhando com questões socioculturais do campo. “A base da agroecologia vem do conhecimento tradicional de agricultores e principalmente de comunidades indígenas”, explicou.

Economia solidária e a produção e comercialização de alimentos orgânicos e transgênicos foram alguns dos pontos discutidos na última noite. Outros assuntos ligados à agroecologia serão tratados na programação da Mostra Café com Agroecologia, que segue nesta quinta-feira (5) e sexta-feira (6), às 19h, na sala Pitanga do Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso.

Natália Oliveira – jornalista

Fotos: Thiago Prado

IMG_8011

Faça seu comentário

*Nota: Seu e-mail será mantido em segredo e não será publicado