Autores Universidade

Pesquisadores lançam livro sobre políticas públicas em educação

Pesquisadores lançam livro sobre políticas públicas em educação

Diversas obras estão sendo lançadas pela Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal) durante a 8ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas. Na noite da quinta-feira (5), aconteceu o lançamento do livro Políticas públicas em educação: episteme e práticas, organizado pelas professoras Elione Diógenes e Conceição Valença.

A obra possui 16 capítulos e é uma iniciativa transdisciplinar que busca entender como tem se desenvolvido as atuais políticas educacionais no Brasil. “O certo é que debater as políticas públicas nas últimas décadas tomou uma dimensão muito ampla, isto se deve pela consolidação das instituições democráticas assim como pelas articulações institucionais realizadas, no sentido de garantir a governança”, explicou uma das autoras do livro, professora Elione Diógenes.

De acordo com o professor, para entender as políticas públicas é necessário analisar um conjunto de disposições, procedimentos e estratégias que orientam a política do Estado e que regulam as ações governamentais relativas ao bem comum.

No livro, os autores trazem uma análise de que as políticas educacionais vão para além das questões escolares, mas também abrangem outros fatores da sociedade, como família, vizinhança e religião, por exemplo. “As políticas públicas educacionais são ações coletivas que visam a orientação e a garantia dos direitos perante a sociedade, portanto, é um livro importante para o entendimento das políticas educacionais contemporâneas”, destacou Tiago Zurck.

Ascom Bienal

Faça seu comentário

*Nota: Seu e-mail será mantido em segredo e não será publicado